1.1A importância dos comentários. Esta interactividade para que serve?
A interactividade é a grande vantagem que coloca o Web jornalismo à frente da imprensa escrita. Os jornais tradicionais sempre tiveram algum tipo de interacção, como secções de cartas à redacção, por exemplo, mas que contudo nunca funcionaram como o desejado. O tempo de resposta, ou até mesmo o ignorar da correspondência eram as causas da fraca eficiência desta prática. Assim é no jornalismo on-line que a interacção atinge seu ponto máximo. Só no online é possível um contacto directo entre leitor e jornal. As relações entre o usuário e o site jornalístico são amplamente exploradas através de e-mails, fóruns, e sobretudo das caixas de comentários disponibilizados pelos jornais no final de cada notícia ou artigo.
De facto, a grande diferença que se pode apontar no jornalismo praticado na internet, entre inúmeros outros, é o grau de interacção existente entre emissor e receptor da informação, que pode eventualmente contribuir de forma decisiva para a democratização da mesma.
Isto significa que os jornalistas podem conhecer melhor o seu público e escrever em virtude deste. A partir de uma interacção muito mais próxima e imediata, em particular no feedback deixado pelo leitor no final de cada peça, as matérias e notícias poderiam vir a reflectir posteriormente os interesses e valores dos leitores.
Ora comentários tornaram-se uma presença comum na imprensa online nacional, e particularmente nos jornais desportivos online, que é o ponto onde me estou a centrar no meu trabalho. Sendo a interactividade um dos “ex-líbris” da internet, não seria razoável que o leitor, não tivesse um espaço onde pudesse dar a sua opinião individualizada a cada artigo que lê ou a cada notícia que vê. Estes espaços encontram-se, nos jornais online desportivos que analisei, imediatamente a seguir a cada noticia, uma caixa de texto onde é possível ao leitor comentar aquilo que acha pertinente. Uns identificados outros não, uns tendo que passar por um crive de selecção, outros sendo publicados automaticamente, estes espaços de “feedback do leitor” tornaram-se num espaço que os utilizadores dos sites desportivos já não dispensam.
Mas concretamente para que serve este espaço? Bom em primeiro lugar, para fazer jus à ligação entre a internet e a interactividade. O jornalista oferece ao leitor a sua “peça” e permite a este responder à mesma, quer criando uma onda de entusiasmo pelo aquilo que o jornalista escreve, elogiando-o, quer pelo contrário criticando-o se não gostar daquilo que vê. Torna-se possível assim, emitir e receber informações através do mesmo meio, o que de uma forma bem aplicada poderia melhorar o trabalho do jornalista, receoso de falhar, e ver em “Praça Publica” o seu trabalho criticado. Mas será assim?
Uma coisa parece lógica, este espaço ao Feedback imediato do leitor é também uma maneira da redacção ter conhecimento do impacto que as notícias dos seus jornalistas estão a ter no público.