1.2 Analise dos sites desportivos, quanto ao funcionamento da sua interactividade com o leitor
A importância que o desporto tem no quotidiano dos portugueses faz deste subgénero especializado um dos mais relevantes na sociedade portuguesa. A importância do tema vê-se por exemplo naquilo que já analisei neste trabalho, o facto de Portugal ter três jornais desportivos diários com edições online, e ainda mais dois jornais digitais desportivos.
Sendo dos temas mais apreciados pelo povo português é então não só procurado na internet para a busca e leitura de noticias, como também o local onde podem expressar as suas opiniões e pontos de vista relativamente ao futebol. Apercebendo-se disso ao longo dos anos após a implementação desta aplicação, os sites da especialidade foram contemplando esta interacção, muito à custa do espaço introduzido no final de cada notícia, que permite que o publico a comente e dê a sua opinião.
Começando pelo jornal “A Bola”, a sua edição online curiosamente, não tinha até ao dia 23 de Junho de 2009, espaço à interactividade do leitor, no que ao comentário às notícias diz respeito. A edição online do jornal tendo dez anos de existência, e mesmo com as inúmeras remodelações quer gráficas, quer de aplicações quer de conteúdos, nunca havia permitido esta interacção directa que o leitor tem, de expressar o seu feedback sobre as notícias. Com esta última remodelação, finalmente foi implementado no site o espaço a comentários individuais no final de cada notícia. Sendo necessário ao utilizador estar registado no site (registo sem qualquer tipo de pagamento) pode então deixar o seu comentário livremente desde que siga as regras de utilização. Após deixar o comentário este não é publicado de pronto, tendo que passar por um processo de selecção por parte da redacção do jornal.
A imagem acima é o aspecto da “novíssima” caixa de comentários do jornal “A Bola” online. Sujeito a aprovação prévia “A Bola” só há poucos dias permitiu ao leitor interagir directamente com o jornal.
A edição online do “Record” desde sempre ofereceu um espaço para que o leitor pudesse expressar a sua opinião. À semelhança do que acontece com o jornal “A Bola” também os feedbacks dos leitores só poderão ser deixados, após um registo no site, sem custos, e só serão publicados na página após supostamente serem apreciados pela redacção.
Este é o aspecto da ferramenta de feedback da edição digital do jornal “Record”. Após escrever um comentário, este não é publicado automaticamente. Está assim sujeito a passar por um crive da redacção. Pelo menos é a informação que dão ao leitor.
O jornal “O Jogo” e o “Infordesporto” utilizam o mesmo método no que à interacção dos leitores com as notícias diz respeito. Não contemplando uma ferramenta própria para o efeito, os dois jornais digitais utilizam um site “à parte” para que os leitores possam deixar os seus comentários, de seu nome “Indiscutível”. No final de cada notícia e ao clicar, na opção “Comente esta notícia” somos redireccionados para este site, onde após registo podemos deixar a nossa opinião.
Completamente diferente é o que acontece no site “Maisfutebol”. A começar pela identificação do autor do artigo, o nome do jornalista, que nos dá efectivamente a ideia, que ao comentar, estaremos a interagir com o jornalista e não com outra pessoa ligado ao jornal. Este jornal digital, pode ser comentado pelo utilizador, sem precisar de fazer qualquer registo, e as mensagens são inseridas automaticamente, só sendo retiradas posteriormente se contiverem linguagem imprópria. A ferramenta dá ainda a liberdade do leitor se identificar ou não