2. Imprensa Desportiva online; História das edições digitais
Em Portugal, muito à semelhança do que se passa no resto do mundo, os jornais on-line, estão ainda numa fase relativamente recente, com sensivelmente dez anos. Desde meados dos anos 90, assistiu-se à criação de diversas publicações editadas exclusivamente na Internet e à transposição da grande maioria dos jornais tradicionais para o on-line.
Numa primeira fase, tendo em conta as etapas enunciadas por Pavlik 1, a grande generalidade das publicações portuguesas limitaram-se a alargar as suas ramificações, copiando as suas edições impressas para a plataforma digital, não adicionando nenhum tipo de funcionalidade nova. Neste leque de publicações encontravam-se os sujeitos de estudo propostos para análise neste trabalho, nomeadamente os jornais A Bola, Record e O Jogo.
Em Portugal existem hoje em dia, estes três jornais diários impressos de carácter desportivo que têm também as suas edições na internet e que têm cada vez mais uma aposta vincada nas suas edições na Web, assentes na interactividade entre utilizador e jornal.
As entidades começaram-se a aperceber do grande potencial que a Internet tinha para oferecer, pelo que as edições que os jornais disponibilizavam na plataforma digital rapidamente evoluíram para o segundo estádio evidenciado por Pavlik. É também neste período que começaram a surgir diversas publicações editadas exclusivamente na Internet, entre as quais se encontram o “Infordesporto”, o “Maisfutebol”também jornais desportivos em análise nesta minha pesquisa.