1. Metodologia
1.1 Motivações para elaboração deste trabalho
Para a realização de um trabalho deste tipo, foi necessário haver um facto e um motivo que me levasse a optar por esta problemática. Foi não só numa perspectiva académica na medida em que esta prática faz parte de uma das características mais importantes do Ciberjornalismo, a interacção; mas também numa perspectiva pessoal, sendo um interesse particular o jornalismo desportivo e mais concretamente na sua vertente online.
1.2 Os sujeitos de estudo
Este trabalho vai incidir nos três jornais desportivos diários Portugueses e suas edições on-line: A Bola o Record e O Jogo, e nos dois jornais desportivos exclusivamente digitais “Maisfutebol” e “Infordesporto”, particularmente no que há interacção com o leitor diz respeito. As suas peças jornalísticas e o feedback do leitor. Quatro jornalistas desportivos dos quais recolhi testemunho, e ainda a abordagem a 9 pessoas do sexo masculino, habituais leitores da imprensa desportiva na internet, sobre o tema em causa.
1.3 Técnicas e material analisado
A informação histórica apresentada neste trabalho, embora elaborada de raiz por mim, tem por base, matéria académica já estudada e aprofundada durante a licenciatura, assim como textos pesquisados na internet. Os exemplos que vou mostrar, têm por base uma pesquisa feita na observação e análise de publicações online dos jornais desportivos. A internet foi naturalmente, essencial e indispensável na elaboração deste trabalho.