Jornalismo Online: Comentários e feedback


Total de visitas: 8519
INTRODUÇÃO

Introdução

O interesse em estudar um tema relacionado com a imprensa on-line e em particular a imprensa desportiva, partiu em primeira instância, de um forte interesse pessoal, pelo facto de ser um utilizador assíduo dos jornais desportivos online em análise.

Depois, Portugal é um país particularmente curioso no que toca à imprensa desportiva, porque apesar de ser um país onde os hábitos de leitura não são muito grandes, existem simultaneamente três diários desportivos, que têm as suas edições na internet, e mais dois jornais do género exclusivamente feitos para a Web.

Num país com cerca de 10 milhões de habitantes “A Bola”, “Record” e “O Jogo” formam um quadro de imprensa desportiva impressa e com publicações na internet. Jornais esses a quem sempre lhes foi associado alguma inclinação “clubistica” no tratamento da informação. “A Bola” estando ligada ao Benfica, o “Record” ao Sporting e “O Jogo” ao Fc Porto. A própria história das origens destes jornais, mostra que estas aproximações acabam por ser normais.

Em Portugal, para além destes três títulos, o panorama da imprensa desportiva apresenta ainda outras publicações cuja base assenta exclusivamente na Internet. O”Infordesporto”, e o “Maisfutebol”, são as outras opções de leitura no que diz respeito à especialidade desportiva. Torna-se importante evidenciá-los pois para além de constituírem parte da diversidade de órgãos informativos, o recente e a crescente desenvolvimento deste tipo de jornais tornam-nos num importante escape a todos os leitores on-line, que não se querem de todo sujeitar às eventuais aproximações clubisticas dos outros três jornais.

Mas tomando como ponto de análise os sites de imprensa desportiva, e a possibilidade que dão ou não aos leitores de interagir com os jornais, a problemática deste trabalho centrasse em mostrar como funcionam e se funcionam correctamente os espaços oferecidos aos leitores para expressarem a sua opinião, e contactar com o jornal e jornalistas. Os utilizadores aproveitam esta potencialidade que só a internet lhes dá, para tentar alertar para a melhoria de este ou aquele trabalho ou artigo jornalístico? Ou utilizam-no com outros fins?

Para realizar este trabalho, para além de uma pesquisa minuciosa aos três jornais desportivos on-line e aos dois exclusivos da Web e à forma como funcionam, propus-me recolher testemunhos de alguns jornalistas e leitores acerca desta problemática.

De forma a teorizar tudo aquilo que vai ser falado, e de forma fazer uma contextualização histórica, recorri a algumas enciclopédias, e a alguns textos complementares encontrados na Web, acerca do percurso, e origens de cada edição on-line dos jornais. Esta parte do trabalho surge no 1º capítulo e é de facto fundamental para contextualizar a temática tratada, para percebermos o que inicialmente as edições online ofereciam aos utilizadores, e qual era o tipo de prática jornalística utilizada.

Já no segundo capítulo procurei analisar as edições desportivas on-line e tentar perceber as diferenças entre as potencialidades do jornalismo digital, e o impresso. Dar conta se estes possibilitam ao utilizador um espaço de interacção e feedback para com o que lêem, e como o fazem. Tentei encontrar um exemplo pertinente para cada um dos jornais, e respectiva analise.

No terceiro capítulo, a apresentação de testemunhos de alguns jornalistas desportivos, e consequente opinião relativamente à problemática abordada. Para que serve então, este tipo de interacção jornal/publico? Quais os objectivos? O que pode provocar no trabalho do jornalista? E quais as falhas existentes?

Neste capítulo estará também a opinião de leitores e utilizadores assíduos das edições on-line dos jornais desportivos Portugueses, que me expressaram as suas ideias e atitude relativamente à problemática tratada.

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional